Águas de São Pedro inicia o combate contra o Caramujo Africano
Publicado em: 19 de maio de 2011
O município de Águas de São Pedro inicia uma ação de combate ao Achatina fulica, o popularmente conhecido caramujo africano. É um molusco exótico, não pertence à nossa fauna, foi introduzido no Brasil em meados dos anos 80, no Paraná, como uma alternativa econômica e alimentar ao escargot (Helix aspersa).
O vereador Marco Antonio Berto, do Partido Progressista, lidera uma ação regional de combate ao caramujo africano, envolvendo os municípios de Águas de São Pedro, São Pedro e Charqueada, e pediu ao Prefeito de Águas de São Pedro, Paulo Cesar Borges, uma reunião com as Secretarias da Saúde, da Educação, do Meio Ambiente e de Serviços Urbanos.
É uma espécie ativa, resistente ao frio e à seca.É uma das 100 piores espécies invasoras do mundo, e um dos cinco maiores perigos ao bioma brasileiro, às matas nativas e florestas. Consome dez por cento do seu peso por dia, e não tem um inimigo natural no Brasil, nenhum que esteja à sua altura. Comem frutas, verduras, legumes, além de plástico, papelão e tinta de parede.
“- Não adianta resolver o problema em Águas de São Pedro, somos um enclave, estamos rodeados de São Pedro, como uma ilha. A solução vai além das nossas fronteiras, e estou à disposição das autoridades das cidades irmãs de São Pedro e Charqueada.” finaliza Berto
Foto
Foto 2
Foto 3
Publicado por: Vereador Marco Antonio Berto
Cadastre-se e receba notícias em seu email