Águas de São Pedro inicia o combate contra o Caramujo Africano

Publicado em: 19 de maio de 2011

O município de Águas de São Pedro inicia uma ação de combate ao Achatina fulica, o popularmente conhecido caramujo africano. É um molusco exótico, não pertence à nossa fauna, foi introduzido no Brasil em meados dos anos 80, no Paraná, como uma alternativa econômica e alimentar ao escargot (Helix aspersa).

O vereador Marco Antonio Berto, do Partido Progressista, lidera uma ação regional de combate ao caramujo africano, envolvendo os municípios de Águas de São Pedro, São Pedro e Charqueada, e pediu ao Prefeito de Águas de São Pedro, Paulo Cesar Borges, uma reunião com as Secretarias da Saúde, da Educação, do Meio Ambiente e de Serviços Urbanos.

Juntos, Secretários e Vereador elaboraram um plano de ação para o município de Águas de São Pedro, que envolve a colocação de faixas, a distribuição de panfletos orientativos, a exibição de vídeos nas unidades de saúde e nas escolas municipais, o mapeamento dos focos, a limpeza dos terrenos e a coleta periódica dos moluscos.

O caramujo africano transmite duas doenças, sem casos relatados no Brasil. No entanto, ele recebe em sua carne todo tipo de contaminação presente no meio ambiente. Assim, ele contamina-se facilmente com o muco dos caramujos nativos, com fezes e urina de animais e com esgoto, tornando-se hospedeiro de muitas doenças extremamente agressivas aos seres humanos, podendo levar até a morte.

O animal vive até dez anos, chegam a medir 18 centímetros e atingem até 500 gramas de peso; são hermafroditas, ou seja, tem ambos os sexos, e podem autofecundar-se. Atingem a maturidade sexual entre quatro e cinco meses, postando quatro vezes ao ano, cerca de 50 a 400 ovos por postura, de acordo com o tamanho.

É uma espécie ativa, resistente ao frio e à seca.
É uma das 100 piores espécies invasoras do mundo, e um dos cinco maiores perigos ao bioma brasileiro, às matas nativas e florestas. Consome dez por cento do seu peso por dia, e não tem um inimigo natural no Brasil, nenhum que esteja à sua altura. Comem frutas, verduras, legumes, além de plástico, papelão e tinta de parede.

“- Não adianta resolver o problema em Águas de São Pedro, somos um enclave, estamos rodeados de São Pedro, como uma ilha. A solução vai além das nossas fronteiras, e estou à disposição das autoridades das cidades irmãs de São Pedro e Charqueada.” finaliza Berto

“- A situação é mais grave do que parece ser, o Achatina fulica é uma praga, se não juntarmos forças e conscientizarmos as autoridades públicas e a população no sentido de mover ações efetivas no combate ao caramujo, ele vai dominar nossas cidades, não tenho a menor dúvida.”.

Foto 2

Foto 3