Águas de São Pedro gera mais de 20 toneladas por mês em material reciclável

Publicado em: 15 de setembro de 2010

O vereador Marco Antonio Berto, (Partido Progressista), apresentou indicação ao prefeito Paulo Ronan, (PSDB), solicitando providências para que o Sr Pedro Américo de Deus Filho, o “Pedrinho”, continue realizando o trabalho de coleta de material reciclável que faz em Águas de São Pedro há oito anos. “Pedrinho”, como é carinhosamente conhecido, realiza a coleta de material reciclável em Águas de São Pedro há oito anos. Evita, assim, o depósito de 20 toneladas por mês no aterro sanitário, que tem um custo médio de R$ 45,00/tonelada. Nos oito anos que atua, os números se agigantam. Retira cerca de 20 toneladas por mês, 240 toneladas por ano, totalizando a coleta de 1.920 toneladas de material reciclável em oito anos. Por mês, produz uma redução de despesa aos cofres públicos de R$ 900,00 reais, são R$ 10.200,00 reais em um ano, e proporcionou uma economia de R$ 81.600,00 nestes oito anos. Para a Prefeitura de Águas de São Pedro é um bom negócio, poupa viagens do caminhão do lixo, tempo, combustível e mão-de-obra, e ainda economiza R$ 900,00 reais por mês. Para o meio ambiente e para o planeta, é inestimável a contribuição, ao destinar o que iria para o aterro para uma usina de reciclagem. O vereador se manifesta: “- Dizem alguns: ora, ele já tem sua contrapartida, faz disso um negócio, um meio de vida; é inegável este fato, assim como inegável é o seu “status” social, que não o eleva a condição de coletor de material reciclável, mas o rebaixa a condição inglória de catador de lixo. Ademais, mesmo que se releve tal condição, e leve-se em conta o ínfimo ganho obtido, ainda sim poucos realizariam o seu trabalho.” “- Águas de São Pedro tem uma dívida ética e moral com o “Pedrinho” que, diga-se aqui, realiza seu trabalho com limpeza, com constância, com consciência ecológica, e com muito carinho. O resgate dessa dívida somente dar-se-á chamando-o a mesa de negociações quando o assunto for colocado em questão. Enviei ofício à administração discorrendo sobre o assunto correlato, no entanto não obtive resposta satisfatória. Estou certo de que o Prefeito está disposto a realizar a coleta de material reciclável em Águas de São Pedro.” Finalizou Marco Berto.

Vereador Marco Berto e Pedrinho

Cada um fazendo a sua parte, os objetivos serão alcançados