Corpo de Bombeiros capacitará pronto Socorristas em Águas de São Pedro

Publicado em: 10 de setembro de 2010

O Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo, através do Comandante do Sub Grupamento de Piracicaba, Limeira, Capivari e São Pedro, Capitão PM Marcelo Fernandes, estabelece de forma inédita uma parceria entre o Corpo de Bombeiros e o Município de Águas de São Pedro, visando à capacitação de pronto Socorristas. Os funcionários públicos municipais das Secretarias da Educação, da Saúde, da Segurança Pública e Meio Ambiente e do Turismo receberão o treinamento, com duração de 42 horas. Os estabelecimentos de hospedagem e comércio local que trabalham nos setores de ecoturismo e hotelaria também participarão da capacitação. O treinamento será ministrado dos dias 13 aos 17 de setembro, no auditório do CECAF, Centro Educacional e Cultural Ângelo Franzin, das 08h00min às 17h00min, para cerca de 30 pessoas inscritas. O curso de Pronto Socorrismo envolverá conceitos sobre reanimação cardiopulmonar, lesões, fraturas, imobilizações, queimaduras, envenenamentos, acidentes com animais ofídicos e peçonhentos, afogamentos, choques elétricos, partos, transporte de vítimas, entre outras ocorrências. O vereador professor Marco promoveu encontro havido no dia 26 de abril de 2010, no auditório do Balneário Municipal, entre a Corporação Policial Militar e a Administração do Prefeito Paulo Cesar Borges, encaminhando de forma positiva a consolidação da parceria com o Corpo de Bombeiros. O Capitão PM Marcelo Fernandes, que já foi Comandante da Policia Militar de São Pedro, apoiou e incentivou a iniciativa, parabenizando o vereador Marco Antonio Berto (PP). - O treinamento e a formação de pessoas ajudam o trabalho do Corpo de Bombeiros, que por atender uma grande região e distar dos municípios permite um hiato de tempo entre a chamada e o atendimento, lacuna que pode ser preenchida com a presença de pessoas qualificadas e preparadas para prestar um primeiro atendimento. Pode ser a diferença entre a vida e a morte de um ser humano, disse o capitão PM Marcelo. Afirma o vereador Marco Berto que a parceria visa usufruir de forma saudável da experiência, da riqueza do material humano e da ampla gama de conhecimentos e técnicas que possui a Corporação, fundada em 10 de março de 1880. - Com essa parceria, nossa estância ofertará a sua população e aos turistas pessoas profissionalmente habilitadas a prestar amparo, apoio e assistência em primeiros socorros. A qualificação deste grupo de pessoas que trabalham diretamente nas secretarias municipais e nas áreas ligadas ao público dar-nos-á condições de ajudar antes da chegada da ambulância ou do resgate, e como bem disse o Capitão Marcelo, pode fazer a diferença entre a vida e a morte de um ser humano, finalizou Marco.